Conhecida imagem do Leonardo Davinci, o homem vitruviano é associado às dimensões de um homem circunscrito em um círculo e um quadrado, um ícone do ideal renascentista do homem como a medida de todas as coisas.
Largamente utilizada como representação da saúde física e mental do ser humano, esta imagem concebida por volta de 1490 refere-se originalmente aos estudos e escritos do arquiteto romano Marcus Vitruvius.
O homem vitruviano de Da Vinci, era considerado o desenho anatomicamente mais correto da sua época. Tornou-se um ícone da cultura moderna. O famoso esboço consiste em um circulo perfeito no qual um homem nu se encontra inscrito.
Largamente utilizada como representação da saúde física e mental do ser humano, esta imagem concebida por volta de 1490 refere-se originalmente aos estudos e escritos do arquiteto romano Marcus Vitruvius.
O homem vitruviano de Da Vinci, era considerado o desenho anatomicamente mais correto da sua época. Tornou-se um ícone da cultura moderna. O famoso esboço consiste em um circulo perfeito no qual um homem nu se encontra inscrito.
O homem com as pernas e braços abertos, representa um pentagrama, símbolo pré-cristão relacionado à adoração à natureza, sua interpretação mais específica, o pentagrama simboliza Vênus, a deusa do amor e da beleza.
Baseado no livro de Vitruvius Pollio, Leonardo da Vinci, criou o Homem Vitruviano, sendo este muito utilizado até os dias de hoje, pois, mostra com precisão as proporções que tem o corpo humano. No desenho, o umbigo é o centro de tudo, o homem está dentro de um círculo e um quadrado, mostrando os braços e pernas em duas posições diferentes.
Baseado no livro de Vitruvius Pollio, Leonardo da Vinci, criou o Homem Vitruviano, sendo este muito utilizado até os dias de hoje, pois, mostra com precisão as proporções que tem o corpo humano. No desenho, o umbigo é o centro de tudo, o homem está dentro de um círculo e um quadrado, mostrando os braços e pernas em duas posições diferentes.
Bom, melhor do que explicar é vê-lo e analisá-lo. A obra de Da Vinci está exposta na Gallerie dell'Accademia (Galeria da Academia), em Veneza, Itália, sendo esta muito importante no Renascimento Europeu. O Homem Vitruviano expõe o traçado e as proporções o corpo humano.
Especialistas afirmam que o desenho é um conceito da obra “Os dez livros da Arquitetura”, do arquiteto romano Marco Vitruvio Polião. O Homem Vitruviano mostra também o conceito da divina proporção, baseado na existência dos quatro sólidos geométricos perfeitos: o tetraedro, hexaedro, octaedro e icosaedro.
O desenho tenta expressar a beleza humana. Ele apresenta as posições dos braços e das pernas como quatro posturas diferenciadas inscritas num círculo, sendo que o umbigo é o centro da figura.
Especialistas afirmam que o desenho é um conceito da obra “Os dez livros da Arquitetura”, do arquiteto romano Marco Vitruvio Polião. O Homem Vitruviano mostra também o conceito da divina proporção, baseado na existência dos quatro sólidos geométricos perfeitos: o tetraedro, hexaedro, octaedro e icosaedro.
O desenho tenta expressar a beleza humana. Ele apresenta as posições dos braços e das pernas como quatro posturas diferenciadas inscritas num círculo, sendo que o umbigo é o centro da figura.
Vitrúvio já havia tentado encaixar as proporções do corpo humano dentro da figura de um quadrado e um círculo, mas suas tentativas ficaram imperfeitas. Foi apenas com Leonardo que o encaixe ficou perfeito, dentro dos padrões matemáticos esperados.
O redescobrimento das proporções matemáticas do corpo humano no século XV por Leonardo e os outros é considerado uma das grandes realizações que conduzem ao Renascimento italiano. O desenho também é considerado um símbolo da simetria básica do corpo humano e, por extensão, do universo como um todo.
É interessante também observar que a área total do círculo é idêntica à área total do quadrado (quadratura do círculo) e este desenho pode ser considerado um algoritmo matemático para calcular o valor do número irracional phi (aproximadamente 1,618).
O redescobrimento das proporções matemáticas do corpo humano no século XV por Leonardo e os outros é considerado uma das grandes realizações que conduzem ao Renascimento italiano. O desenho também é considerado um símbolo da simetria básica do corpo humano e, por extensão, do universo como um todo.
É interessante também observar que a área total do círculo é idêntica à área total do quadrado (quadratura do círculo) e este desenho pode ser considerado um algoritmo matemático para calcular o valor do número irracional phi (aproximadamente 1,618).
A genialidade de Leonardo permitiu uma solução extremamente elegante. Da Vinci acreditava na perfeição da figura humana, e considerava as medidas e o funcionamento do corpo humano como uma analogia das medidas e funcionamento do universo, todas conectadas pela proporção do número de ouro dado 1,618 Phi.
O desenho é considerado um símbolo perfeito e acabado da simetria do corpo humano e um marco do antropocentrismo. Um símbolo da interconexão do homem com o universo. O estudo ficou celebrizado como o “Homem Vitruviano”, sendo aceito, como símbolo universal da humanidade.
O desenho é considerado um símbolo perfeito e acabado da simetria do corpo humano e um marco do antropocentrismo. Um símbolo da interconexão do homem com o universo. O estudo ficou celebrizado como o “Homem Vitruviano”, sendo aceito, como símbolo universal da humanidade.
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